Esta entrada foi publicada em 27 de janeiro de 2016, 21:53 e está arquivada em crase. Você pode seguir quaisquer respostas para esta entrada através de RSS 2.0.
Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio site.
Professor, sou aluna do Damásio, pode me ajudar com essa questão de crase da Cespe:
Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o sinal indicativo de crase poderia ser eliminado em ambas as ocorrências no trecho “voltados à recuperação e à reinserção social”
Alguns comentários dizem que está certo, outros que está errado.
aproveito uma mensagem recém-enviada a uma colega sobre a mesma questão.
Trata-se de uma questão rara, mas com história no mundo do concurso público.
O pressuposto é: a presença do artigo determina o substantivo; sua ausência, indetermina, indefine.
Frase original: “voltados à recuperação e à reinserção”
à =
preposição + artigo
1- “voltados” exige preposição A, voltados A algo.
2- recuperação e reinserção, no texto, vêm com artigo
Frase modificada: “voltados a recuperação e a reinserção”
a = só preposição
1- “voltados” exige preposição A, voltados A algo.
2- recuperação e reinserção, na modificação, vêm sem artigo
A retirada do artigo significa uma indeterminação, uma indefinição, algo possível e correto no Português.
Há grande mudança de sentido, mas note que a questão nada diz sobre isso, só fala sobre a correção gramatical.
Há poucas questões como esta na história dos concursos, mas de tempo em tempo ela parece.
Envolve conhecimento de preposição, artigo, regência e paralelismo entre os termos correlacionados.
Reveja o problema e, havendo dúvida, faça contato.
#9 por diane rafaela gomes em 7 de fevereiro de 2016 - 15:19
professor na questão 22 está errado porque mesmo depois dos ajustes “informações bancárias protegidas…” o “a” que antecede continuaria no singular, devendo ser colocada no plural?
#11 por diane rafaela gomes em 7 de fevereiro de 2016 - 15:30
professor me ajude na questão 29… não entendi a primeira lacuna nem a última.
“no que diz respeito …. taxa de inflação”
“… encontrar um caminho mais longo para retornar …. meta do que forçar…”
Obrigada
#13 por Leonardo Cardoso em 16 de fevereiro de 2016 - 19:06
Boa tarde Professor,
Por que não há crase nas questões abaixo:
1- como um instrumento de poder à favor dos capitais.
2- adequadas à seu nivel de desenvolvimento.
3- Quem visa à restringir a utilização
Todas as questões envolvem áreas proibidas de crase, ou seja, a resposta às questões se encontra na parte teórica antecedente. As questões apenas exemplificam. Mesmo assim, é só dizer o número da questão e lhe enviarei a resposta.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
Todas as questões envolvem áreas proibidas de crase, ou seja, a resposta às questões se encontra na parte teórica antecedente. As questões apenas exemplificam. Mesmo assim, é só dizer o número da questão e lhe enviarei a resposta.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
Todas as questões envolvem áreas proibidas de crase, ou seja, a resposta às questões se encontra na parte teórica antecedente. As questões apenas exemplificam. Mesmo assim, é só dizer o número da questão e lhe enviarei a resposta.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
#23 por André Lauriano Cantao em 1 de março de 2016 - 14:11
Tudo Bem Profº João!
É obrigatório o uso da crase antes de horas?
Ex: Cheguei em casa as duas horas da tarde.
Ex: Cheguei em casa as 02:00 horas da tarde.
Ex: Minha mãe irá jantar a uma hora da manhã.
Ex: Minha mãe irá jantar a 1 hora da manhã.
Edgard, crase é a junção de artigo definido feminino A + preposição A.
Em todas as situações citadas, não se usa artigo feminino e, por isso, não ocorre crase, não ocorre a junção.
#27 por Edgard Aparecido Mamede em 21 de junho de 2016 - 00:07
Professor Boa noite
Na frase “‘ANTES DE SER ENTREGUE A POPULACAO ‘´ O USO DA CRASE PODE SE DAR PELO METODO DA TROCA (PARA A ) ,ESTARIA ERRADO EM CONSIDERAR POPULACAO COMO UM SUBSTANTIVO FEMININO E POR ESSA RAZAO O ARTIGO QUE ANTECEDE POPULACAO VIR COM CRASE
MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO
A troca é fundamental para confirmar a crase:
“entregue à população”
“entregue para a população”
A razão é “entregue” exigir preposição e “população”, substantivo feminino, vir com artigo.
#29 por Danilo B. Orben em 30 de agosto de 2016 - 13:44
Bom dia professor, como vai?
Sou aluno do Damásio de Umuarama-PR. Estou assistindo à aula sobre preposição. (espero ter usado corretamente a crase! kkkk)
Gostaria de saber se posso usar como dica para utilizar crase, trocar o substantivo feminino por um masculino e ver se combinado AO.
Como exemplo, poderia usar: ESTOU ASSISTINDO AO VÍDEO SOBRE PREPOSIÇÃO.Por esse motivo, a utilização de à em ESTOU ASSISTINDO À AULA SOBRE PREPOSIÇÃO estaria correto?
Obrigado
Danilo,
não só pode, como deve!
Essa troca viabiliza a conferência da simultaneidade da preposição e do artigo (falei bonito agora!).
Portanto, AO = À.
Falei ao menino = Falei à menina.
na página 5 do material:
“Outra construção que merece atenção é a formada pelas palavras “contra”, “ante”, “mediante” e “perante”, todas elas classificadas como preposições, situação que automaticamente rejeita o uso da preposição “a” diante de tais palavras. Assim, podemos dizer que à frente de “contra”, “ante”, “mediante” e “perante”, por não haver a preposição “a”, nunca ocorrerá crase: perante a juíza, ante a dúvida, mediante a multa, contra a ideia. Deduz- se que em todas as construções só se usou o artigo definido feminino.
No trecho seguinte, o correto é “retornar à meta”, ou seja, “retornar ao objetivo”.
Professor, bom dia! Estou com dificuldade de analisar a seguinte questão:
1) Quanto à necessidade do uso do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
b) Já não interessa à muita gente ficar olhando a vida a partir da janela de uma casa.
Salvo possível erro de gabarito, não vejo erro nesta frase. O verbo interessar é VTDI, solicitando preposição no complemento e o vocábulo “muita” indica intensidade e pelo que vi não pertence à área proibida da crase. Está correto o meu raciocínio ?
A resposta correta, nesta questão é a seguinte:
d) Das janelas assistia-se à vontade à movimentação das pessoas na rua.
Neste item tenho dúvida sobre “à vontade”. Quem assiste, assiste algo (aqui no sentido de ver e não de auxiliar). O que se assiste ? Resposta: a movimentação. Qual pergunta eu eu devo fazer ao verbo para que a resposta seja “à vontade” ? Isso se parece mais com um advérbio de modo, , ou seja, uma forma de assistir à movimentação, não ?
o vocábulo “muita”, em “muita gente”, é pronome indefinido e repele, nesse caso, a presença de artigo feminino, portanto área proibida.
“Já não interessa a muita gente ficar olhando a vida a partir da janela de uma casa.”
Já em “Das janelas assistia-se à vontade à movimentação das pessoas na rua.”, há dois momentos bem distintos do fenômeno crase:
2- “à vontade” é uma locução feminina, situação em que o uso da preposição já ocorre na própria locução, sem que uma palavra antecedente a exija. Outros exemplos de locução:
Ele está à disposição de nós.
Ele está à direita do portão.
Ele está à frente da casa.
Ele está à beira do lago.
#35 por José Luiz Amaral em 23 de fevereiro de 2017 - 14:50
Caro Mestre João, sou aluno do Damásio e tenho uma dúvida na questão 29 da 1 lição de crase.
Apresenta-se como alternativa correta a letra A. No entanto, grafada na alternativa A, o último “a” está com sinal grave (à), o famoso a craseado, preenchendo a frase: “… um caminho mais longo para retomar _à_ meta do que forçar….”.
Penso que retomar a meta não leva crase. Retomar – VTD – Retomar o objetivo, retomar o intento…
José Luiz,
também já cometi a mesma falha que você cometeu. Como se verá, o problema não é de crase, e sim de vista, e nele me incluo kkkk
Perceba que as letras estão meio apertadas e temos a impressão de que ali está “retomar”, porém o que temos é “retoRnar”:
“retornar à meta”
= “retornar ao objetivo”
#37 por José Luiz Amaral em 24 de fevereiro de 2017 - 13:53
kkkk. Desculpe nossa falha mestre. Iniciei agora no Damásio e estou muito empolgado e feliz com o curso e, principalmente, com os professores. Pessoas como o senhor/, excelentes pessoas e mestres….. muito obrigado. Estou ansioso pelas próximas aulas…..
#38 por valmir junior em 8 de março de 2017 - 23:14
Prof. boa noite, sai da aula com algumas dúvidas hoje sobre crase, segue abaixo alguns casos.
“São formas de consultar à população”.
( prof. consultar é um verbo q rege preposição? porque as duas formas são bastante iguais). Ex: quem consulta, consulta — algo / quem consulta, consulta –a — algo. Ou consultar ao indivíduo / consultar o indivíduo.
Eu vi essa oração com crase e fiquei com dúvida pois acho que não deve ter acento grave.
A mesma dúvida se dá na frase “Ela declara quem venceu à eleição” ( também vi está oração e achei errado o emprego do acento grave, porque acredito que o verbo “VENCER” seja VTD).
Valmir,
você achou estranho e com muita razão.
Os verbos consultar e vencer são VTDs, não exigem preposição.
“consultar a população”
“venceu a eleição”
Em ambos os casos, só se usa o artigo.
#40 por JHENIFER BARBOZA em 9 de março de 2017 - 21:53
Professor João, boa noite.
Fiquei com dúvida na questão resolvida nº 28 do material:
28) (ESAF) “Dado esse passo, está aberto o caminho para a plena participação, pois o indivíduo
conscientizado não fica indiferente e não desanima perante os obstáculos.”
Preserva-se a coerência dos argumentos, bem como a correção gramatical do texto, ao substituir
“perante os” tanto por “ante os” quanto por “ante aos”. (errado)
Por que está errada essa alternativa?
“perante os”, “ante os” e “ante aos” não teriam o mesmo sentido na oração?
Boa tarde professor,
Gostaria de um comentário a respeito da questão abaixo:
17. Considerando as informações contidas no texto acima, julgue o seguinte item: “E a ressonância magnética pode mostrar quais regiões reagem a estímulos…” Em “reagem a estímulos” não ocorreu crase, pois não se usou o artigo.
gabarito: certo.
No meu entender eu marquei como errada, pois mesmo que houvesse utilização do artigo, não levaria acentuação aguda, pois iria formar “aos”.
O correto seria que não houve acentuação de crase porque a palavra é masculina?
#44 por André da Rocha Silva em 17 de junho de 2017 - 12:26
Olá professor, bom dia!
Na frase “O aluno acertou a questão”. Estou na dúvida se uso ou não a crase, pois não estou conseguindo identificar claramente se é VTD ou VTI. Quem acerta, acerta algo ou a algo? Qual a dica neste caso? Abraços e agradeço desde já!
André, troque pelo masculino e teremos: “O aluno acertou o exercício”.
O verbo não exige preposição A, ele é VTD acertar algo.
Bons estudos e boa sorte.
#46 por Gabriela Aguair em 28 de junho de 2017 - 18:51
Boa tarde professor, gostaria de saber a razão de não colocar crase nas seguintes frases:
16) (FCC) Quando à cada nova obrigação
19) (FCC) Apresentam-se à toda vaga oferecida
#48 por André da Rocha Silva em 6 de julho de 2017 - 12:55
Bom dia professor! Saiu hoje no site IG a seguinte mensagem: Nick Jonas e Marquezine trocam likes e levam a internet à loucura.
Neste caso “a internet” também teria crase? Quem leva, leva a algo, a algum lugar.
Desde já agradeço, sou seu aluno Damásio PRF.
Professor, se possível, gostaria de um esclarecimento sobre a seguinte questão de concurso público, elaborada pela banca RBO, para o cargo de Procurador Municipal:
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego da crase:
a) A reunião foi à portas fechadas.
b) Andamos à esmo por horas.
c) Ele fará um curso à distância.
d) O piloto corria à Ayrton Senna.
O gabarito apontou como correta a letra “d”, concordo que as demais alternativas estejam erradas, mas não entendi o acerto na mencionada assertiva, “corria à”?
#52 por Carol rocha em 10 de fevereiro de 2019 - 19:46
Professor, fazendo os exercícios da Revisão de Crase, fiquei com algumas dúvidas:
****23. (CESPE) “O que a gente percebe é que as donas de casa da classe C são menos suscetíveis a promoções por quantidade,” Se a opção do texto fosse empregar a palavra “promoções” de forma determinada, o uso do artigo obrigaria ao emprego do sinal indicativo de crase para se obter “à”.
O que quer dizer “forma determinada”?
*****70. (CESPE) Quanto ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a opção incorreta.
a) Carter acusa Israel de criar empecilhos à consecução da paz.
b) Presidente sírio pede ajuda do Parlamento para vencer à corrupção.
c) PDC chileno exige fim dos obstáculos à democratização.
d) Itália pede à Alemanha extradição de nazistas.
e) Poço na bacia de Campos leva Petrobrás à maior jazida já descoberta.
Por qual razão, as alternativas “D” e “E” estão corretas ?
****80. (CESPE) Julgue os itens a seguir quanto ao emprego do acento grave nas frases neles apresentadas.
I- Acostumado à vida parlamentar, o senador resistiu à reação desproporcional pretendida pela bancada oposicionista.
II- A rotina, à qual o ator aderira em 2001, era igual à de sua parceira de novelas.
III- Inúmeros países, à partir daí, não criaram obstáculos à paz.
IV- A globalização financeira, associada à melhores instituições e à estabilidade macroeconômica, contribuiu para elevar a taxa de investimento do Brasil. Estão certos apenas os itens
a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.
23. A banca fala sobre determinação por meio do uso de artigo, mas na questão aparece apenas um “à”, o que tornaria a frase errada, já que a palavra a ser determinada (“promoções”)está no plural.
A banca, ao propor a determinação, deveria trazer “suscetíveis às promoções”, ou seja, com artigo definido no plural. A banca falou, mas não cumpriu: alternativa errada.
70. d) “pedir” rege preposição A; “Alemanha” se usa com artigo.
Uma forma de conferência é “pede para a Alemanha” = “pede à Alemanha”
e) “levar” rege preposição A; “maior jazida” vem com artigo.
Uma forma de conferência é “leva Petrobrás para a maior jazida” = “leva Petrobrás à maior jazida”
80. Há a palavra “rotina” implícita.
“A rotina … era igual à [rotina] de sua parceira de novelas.”
Uma forma de conferir é a troca por sinônimo masculino, em que AO = À:
A rotina, à qual o ator aderira em 2001, era igual à de sua parceira de novelas.
O trabalho, ao qual o ator aderira em 2001, era igual ao de sua parceira de novelas.
#1 por JACIARA em 3 de fevereiro de 2016 - 13:02
Professor, sou aluna do Damásio, pode me ajudar com essa questão de crase da Cespe:
Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o sinal indicativo de crase poderia ser eliminado em ambas as ocorrências no trecho “voltados à recuperação e à reinserção social”
Alguns comentários dizem que está certo, outros que está errado.
Obrigada
CurtirCurtir
#2 por Joao Bolognesi em 4 de março de 2016 - 19:45
Jaciara, bom dia,
aproveito uma mensagem recém-enviada a uma colega sobre a mesma questão.
Trata-se de uma questão rara, mas com história no mundo do concurso público.
O pressuposto é: a presença do artigo determina o substantivo; sua ausência, indetermina, indefine.
Frase original: “voltados à recuperação e à reinserção”
à =
preposição + artigo
1- “voltados” exige preposição A, voltados A algo.
2- recuperação e reinserção, no texto, vêm com artigo
Frase modificada: “voltados a recuperação e a reinserção”
a = só preposição
1- “voltados” exige preposição A, voltados A algo.
2- recuperação e reinserção, na modificação, vêm sem artigo
A retirada do artigo significa uma indeterminação, uma indefinição, algo possível e correto no Português.
Há grande mudança de sentido, mas note que a questão nada diz sobre isso, só fala sobre a correção gramatical.
Há poucas questões como esta na história dos concursos, mas de tempo em tempo ela parece.
Envolve conhecimento de preposição, artigo, regência e paralelismo entre os termos correlacionados.
Reveja o problema e, havendo dúvida, faça contato.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#3 por Cristiane em 5 de fevereiro de 2016 - 00:19
Oiii Professor!!! Bem melhor memorizar o conteudo com esse material. Obrigada
Gostaria de saber se tem as respostas da lição/questões de Crase.
CurtirCurtir
#4 por Joao Bolognesi em 6 de fevereiro de 2016 - 21:05
Quais seriam as questões sem resposta?
CurtirCurtir
#5 por Cristiane em 5 de fevereiro de 2016 - 02:23
Professor, teremos exercícios de regencia nominal e verbal?
CurtirCurtir
#6 por Joao Bolognesi em 4 de março de 2016 - 19:12
Cristiane,
estou montando, mas não deixe de reconhecer que a regência é parte de quase tudo: crase, pronome, voz passiva…
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#7 por MARCIA em 6 de fevereiro de 2016 - 19:44
muito interessante, porém não achei o gabarito de justificativa da não utilização da crase e tive dúvidas.
CurtirCurtir
#8 por Joao Bolognesi em 6 de fevereiro de 2016 - 21:04
Qual é a frase que você não entendeu?
CurtirCurtir
#9 por diane rafaela gomes em 7 de fevereiro de 2016 - 15:19
professor na questão 22 está errado porque mesmo depois dos ajustes “informações bancárias protegidas…” o “a” que antecede continuaria no singular, devendo ser colocada no plural?
CurtirCurtir
#10 por Joao Bolognesi em 25 de fevereiro de 2016 - 20:04
Perfeito.
Como não se colocou o artigo “as”, não há crase.
Mesmo com as trocas, manteve-se apenas a preposição “a”.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#11 por diane rafaela gomes em 7 de fevereiro de 2016 - 15:30
professor me ajude na questão 29… não entendi a primeira lacuna nem a última.
“no que diz respeito …. taxa de inflação”
“… encontrar um caminho mais longo para retornar …. meta do que forçar…”
Obrigada
CurtirCurtir
#12 por Joao Bolognesi em 25 de fevereiro de 2016 - 19:58
Se no masculino fica AO, então temos À:
“no que diz respeito à taxa / ao imposto”
“retornar à meta / retornar ao caminho”
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#13 por Leonardo Cardoso em 16 de fevereiro de 2016 - 19:06
Boa tarde Professor,
Por que não há crase nas questões abaixo:
1- como um instrumento de poder à favor dos capitais.
2- adequadas à seu nivel de desenvolvimento.
3- Quem visa à restringir a utilização
CurtirCurtir
#14 por Joao Bolognesi em 25 de fevereiro de 2016 - 19:56
1 – masculino / a favor /
2 – masculino / a seu nível /
3 – infinitivo / a restringir /
Todos casos de área proibida.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#15 por paulo roberto em 20 de fevereiro de 2016 - 15:26
Professor gostaria que o senhor postasse o gabarito das questões de crase.
CurtirCurtir
#16 por Joao Bolognesi em 25 de fevereiro de 2016 - 20:00
Todas as questões envolvem áreas proibidas de crase, ou seja, a resposta às questões se encontra na parte teórica antecedente. As questões apenas exemplificam. Mesmo assim, é só dizer o número da questão e lhe enviarei a resposta.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#17 por lenilda em 22 de fevereiro de 2016 - 13:34
bom dia professor qual o gabarito dessas questoes de crase
CurtirCurtir
#18 por Joao Bolognesi em 25 de fevereiro de 2016 - 19:55
Todas as questões envolvem áreas proibidas de crase, ou seja, a resposta às questões se encontra na parte teórica antecedente. As questões apenas exemplificam. Mesmo assim, é só dizer o número da questão e lhe enviarei a resposta.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#19 por Jocelia em 23 de fevereiro de 2016 - 21:06
oi Prof.João
A 1ª lição de crase não vem com o gabarito. Como faz para confirmar a alternativa correta?
CurtirCurtir
#20 por Joao Bolognesi em 25 de fevereiro de 2016 - 20:00
Todas as questões envolvem áreas proibidas de crase, ou seja, a resposta às questões se encontra na parte teórica antecedente. As questões apenas exemplificam. Mesmo assim, é só dizer o número da questão e lhe enviarei a resposta.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#21 por Eduarda em 28 de fevereiro de 2016 - 18:15
Professor coloca uma listinha de 50 questões pra gente treinar. Obrigada!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
#22 por Joao Bolognesi em 2 de março de 2016 - 17:22
Eduarda,
em breve a lista emergirá.
Estou nos finalmentes.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#23 por André Lauriano Cantao em 1 de março de 2016 - 14:11
Tudo Bem Profº João!
É obrigatório o uso da crase antes de horas?
Ex: Cheguei em casa as duas horas da tarde.
Ex: Cheguei em casa as 02:00 horas da tarde.
Ex: Minha mãe irá jantar a uma hora da manhã.
Ex: Minha mãe irá jantar a 1 hora da manhã.
CurtirCurtido por 1 pessoa
#24 por Joao Bolognesi em 2 de março de 2016 - 17:21
Sim. Quando as horas formam as locuções femininas e, em geral, funcionam como advérbio de tempo, crase obrigatória.
Cheguei em casa às 2 horas da tarde.
Minha mãe irá jantar à 1 hora da manhã.
Ele estará aqui à meia-noite.
Para ampliar a confiança, pense que, se couber a troca por “ao meio-dia”, haverá crase.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#25 por Edgard Aparecido Mamede em 19 de junho de 2016 - 14:01
Em relação ás questões de crase porque não usar crase antes das seguintes palavras?
CHORAR,CADA,RESTRINGIR,TODA
OBRIGADO MAIS UMA VEZ
CurtirCurtir
#26 por Joao Bolognesi em 20 de junho de 2016 - 01:20
Edgard, crase é a junção de artigo definido feminino A + preposição A.
Em todas as situações citadas, não se usa artigo feminino e, por isso, não ocorre crase, não ocorre a junção.
Abraços.
CurtirCurtir
#27 por Edgard Aparecido Mamede em 21 de junho de 2016 - 00:07
Professor Boa noite
Na frase “‘ANTES DE SER ENTREGUE A POPULACAO ‘´ O USO DA CRASE PODE SE DAR PELO METODO DA TROCA (PARA A ) ,ESTARIA ERRADO EM CONSIDERAR POPULACAO COMO UM SUBSTANTIVO FEMININO E POR ESSA RAZAO O ARTIGO QUE ANTECEDE POPULACAO VIR COM CRASE
MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO
CurtirCurtir
#28 por Joao Bolognesi em 21 de junho de 2016 - 14:08
A troca é fundamental para confirmar a crase:
“entregue à população”
“entregue para a população”
A razão é “entregue” exigir preposição e “população”, substantivo feminino, vir com artigo.
Bons estudos e boa sorte!
CurtirCurtir
#29 por Danilo B. Orben em 30 de agosto de 2016 - 13:44
Bom dia professor, como vai?
Sou aluno do Damásio de Umuarama-PR. Estou assistindo à aula sobre preposição. (espero ter usado corretamente a crase! kkkk)
Gostaria de saber se posso usar como dica para utilizar crase, trocar o substantivo feminino por um masculino e ver se combinado AO.
Como exemplo, poderia usar: ESTOU ASSISTINDO AO VÍDEO SOBRE PREPOSIÇÃO.Por esse motivo, a utilização de à em ESTOU ASSISTINDO À AULA SOBRE PREPOSIÇÃO estaria correto?
Obrigado
CurtirCurtir
#30 por Joao Bolognesi em 1 de setembro de 2016 - 12:21
Danilo,
não só pode, como deve!
Essa troca viabiliza a conferência da simultaneidade da preposição e do artigo (falei bonito agora!).
Portanto, AO = À.
Falei ao menino = Falei à menina.
Abraços,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#31 por Ma em 31 de outubro de 2016 - 23:11
Professor, “ante a meta” não tem crase, mas “regular à meta” tem… Questão 29. Não entendi.
CurtirCurtir
#32 por Joao Bolognesi em 4 de novembro de 2016 - 11:29
Mayra,
na página 5 do material:
“Outra construção que merece atenção é a formada pelas palavras “contra”, “ante”, “mediante” e “perante”, todas elas classificadas como preposições, situação que automaticamente rejeita o uso da preposição “a” diante de tais palavras. Assim, podemos dizer que à frente de “contra”, “ante”, “mediante” e “perante”, por não haver a preposição “a”, nunca ocorrerá crase: perante a juíza, ante a dúvida, mediante a multa, contra a ideia. Deduz- se que em todas as construções só se usou o artigo definido feminino.
No trecho seguinte, o correto é “retornar à meta”, ou seja, “retornar ao objetivo”.
Bons estudos e boa sorte.
CurtirCurtir
#33 por Deborah em 1 de novembro de 2016 - 12:23
Professor, bom dia! Estou com dificuldade de analisar a seguinte questão:
1) Quanto à necessidade do uso do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
b) Já não interessa à muita gente ficar olhando a vida a partir da janela de uma casa.
Salvo possível erro de gabarito, não vejo erro nesta frase. O verbo interessar é VTDI, solicitando preposição no complemento e o vocábulo “muita” indica intensidade e pelo que vi não pertence à área proibida da crase. Está correto o meu raciocínio ?
A resposta correta, nesta questão é a seguinte:
d) Das janelas assistia-se à vontade à movimentação das pessoas na rua.
Neste item tenho dúvida sobre “à vontade”. Quem assiste, assiste algo (aqui no sentido de ver e não de auxiliar). O que se assiste ? Resposta: a movimentação. Qual pergunta eu eu devo fazer ao verbo para que a resposta seja “à vontade” ? Isso se parece mais com um advérbio de modo, , ou seja, uma forma de assistir à movimentação, não ?
Obrigada!
Deborah – aluna do Damásio
CurtirCurtir
#34 por Joao Bolognesi em 4 de novembro de 2016 - 11:18
Deborah,
o vocábulo “muita”, em “muita gente”, é pronome indefinido e repele, nesse caso, a presença de artigo feminino, portanto área proibida.
“Já não interessa a muita gente ficar olhando a vida a partir da janela de uma casa.”
Já em “Das janelas assistia-se à vontade à movimentação das pessoas na rua.”, há dois momentos bem distintos do fenômeno crase:
1- “assistia-se…à movimentação”
O verbo “assistir” (com o sentido de “ver”) é VTI, exige a preposição A.
Para tais verbos, procure pelo material: https://joaobolognesi.com/2016/02/06/15-regencias-importantissimas/
2- “à vontade” é uma locução feminina, situação em que o uso da preposição já ocorre na própria locução, sem que uma palavra antecedente a exija. Outros exemplos de locução:
Ele está à disposição de nós.
Ele está à direita do portão.
Ele está à frente da casa.
Ele está à beira do lago.
Bons estudos e boa sorte.
CurtirCurtir
#35 por José Luiz Amaral em 23 de fevereiro de 2017 - 14:50
Caro Mestre João, sou aluno do Damásio e tenho uma dúvida na questão 29 da 1 lição de crase.
Apresenta-se como alternativa correta a letra A. No entanto, grafada na alternativa A, o último “a” está com sinal grave (à), o famoso a craseado, preenchendo a frase: “… um caminho mais longo para retomar _à_ meta do que forçar….”.
Penso que retomar a meta não leva crase. Retomar – VTD – Retomar o objetivo, retomar o intento…
Estou certo?
CurtirCurtir
#36 por Joao Bolognesi em 24 de fevereiro de 2017 - 13:33
José Luiz,
também já cometi a mesma falha que você cometeu. Como se verá, o problema não é de crase, e sim de vista, e nele me incluo kkkk
Perceba que as letras estão meio apertadas e temos a impressão de que ali está “retomar”, porém o que temos é “retoRnar”:
“retornar à meta”
= “retornar ao objetivo”
Já fiz isso também! kkkk
Bons estudos e boa sorte.
CurtirCurtir
#37 por José Luiz Amaral em 24 de fevereiro de 2017 - 13:53
kkkk. Desculpe nossa falha mestre. Iniciei agora no Damásio e estou muito empolgado e feliz com o curso e, principalmente, com os professores. Pessoas como o senhor/, excelentes pessoas e mestres….. muito obrigado. Estou ansioso pelas próximas aulas…..
CurtirCurtido por 1 pessoa
#38 por valmir junior em 8 de março de 2017 - 23:14
Prof. boa noite, sai da aula com algumas dúvidas hoje sobre crase, segue abaixo alguns casos.
“São formas de consultar à população”.
( prof. consultar é um verbo q rege preposição? porque as duas formas são bastante iguais). Ex: quem consulta, consulta — algo / quem consulta, consulta –a — algo. Ou consultar ao indivíduo / consultar o indivíduo.
Eu vi essa oração com crase e fiquei com dúvida pois acho que não deve ter acento grave.
A mesma dúvida se dá na frase “Ela declara quem venceu à eleição” ( também vi está oração e achei errado o emprego do acento grave, porque acredito que o verbo “VENCER” seja VTD).
Essas frases têm o acento grave?
CurtirCurtir
#39 por Joao Bolognesi em 16 de março de 2017 - 16:14
Valmir,
você achou estranho e com muita razão.
Os verbos consultar e vencer são VTDs, não exigem preposição.
“consultar a população”
“venceu a eleição”
Em ambos os casos, só se usa o artigo.
Bons estudos e boa sorte!
CurtirCurtir
#40 por JHENIFER BARBOZA em 9 de março de 2017 - 21:53
Professor João, boa noite.
Fiquei com dúvida na questão resolvida nº 28 do material:
28) (ESAF) “Dado esse passo, está aberto o caminho para a plena participação, pois o indivíduo
conscientizado não fica indiferente e não desanima perante os obstáculos.”
Preserva-se a coerência dos argumentos, bem como a correção gramatical do texto, ao substituir
“perante os” tanto por “ante os” quanto por “ante aos”. (errado)
Por que está errada essa alternativa?
“perante os”, “ante os” e “ante aos” não teriam o mesmo sentido na oração?
Obrigada
Jhenifer Barboza
CurtirCurtir
#41 por Joao Bolognesi em 16 de março de 2017 - 15:55
Jhenifer,
as palavras ante, perante, mediante e contra nunca exigem a preposição A, portanto o uso de “ante aos” é errado.
Bons estudos e boa sorte!
CurtirCurtir
#42 por matheusstefanello em 28 de março de 2017 - 19:28
Boa tarde professor,
Gostaria de um comentário a respeito da questão abaixo:
17. Considerando as informações contidas no texto acima, julgue o seguinte item: “E a ressonância magnética pode mostrar quais regiões reagem a estímulos…” Em “reagem a estímulos” não ocorreu crase, pois não se usou o artigo.
gabarito: certo.
No meu entender eu marquei como errada, pois mesmo que houvesse utilização do artigo, não levaria acentuação aguda, pois iria formar “aos”.
O correto seria que não houve acentuação de crase porque a palavra é masculina?
questão 17 do simulado do damasio.
CurtirCurtir
#43 por Joao Bolognesi em 13 de abril de 2017 - 21:13
Matheus,
você falou tudo e ainda assino embaixo!!
Houve falha no gabarito e a resposta é “Item errado”.
Quando começamos a corrigir a questão, o professor, a banca, opa, estamos no caminho certo!
Rsrsrs
Parabéns
CurtirCurtir
#44 por André da Rocha Silva em 17 de junho de 2017 - 12:26
Olá professor, bom dia!
Na frase “O aluno acertou a questão”. Estou na dúvida se uso ou não a crase, pois não estou conseguindo identificar claramente se é VTD ou VTI. Quem acerta, acerta algo ou a algo? Qual a dica neste caso? Abraços e agradeço desde já!
CurtirCurtir
#45 por Joao Bolognesi em 18 de junho de 2017 - 22:32
André, troque pelo masculino e teremos: “O aluno acertou o exercício”.
O verbo não exige preposição A, ele é VTD acertar algo.
Bons estudos e boa sorte.
CurtirCurtir
#46 por Gabriela Aguair em 28 de junho de 2017 - 18:51
Boa tarde professor, gostaria de saber a razão de não colocar crase nas seguintes frases:
16) (FCC) Quando à cada nova obrigação
19) (FCC) Apresentam-se à toda vaga oferecida
Muito obrigada!
CurtirCurtir
#47 por Joao Bolognesi em 29 de junho de 2017 - 19:54
Gabriela,
são lugares em que não se usa artigo feminino, portanto área proibida de crase.
Bons estudos e boa sorte,
João Bolognesi
CurtirCurtir
#48 por André da Rocha Silva em 6 de julho de 2017 - 12:55
Bom dia professor! Saiu hoje no site IG a seguinte mensagem: Nick Jonas e Marquezine trocam likes e levam a internet à loucura.
Neste caso “a internet” também teria crase? Quem leva, leva a algo, a algum lugar.
Desde já agradeço, sou seu aluno Damásio PRF.
CurtirCurtir
#49 por Joao Bolognesi em 6 de julho de 2017 - 14:20
André,
“leva algo [a internet = OD] a alguma coisa [à loucura = OI]”.
Bons estudos e boa sorte.
CurtirCurtir
#50 por Suzane em 4 de dezembro de 2017 - 22:28
Professor, se possível, gostaria de um esclarecimento sobre a seguinte questão de concurso público, elaborada pela banca RBO, para o cargo de Procurador Municipal:
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego da crase:
a) A reunião foi à portas fechadas.
b) Andamos à esmo por horas.
c) Ele fará um curso à distância.
d) O piloto corria à Ayrton Senna.
O gabarito apontou como correta a letra “d”, concordo que as demais alternativas estejam erradas, mas não entendi o acerto na mencionada assertiva, “corria à”?
Muito obrigada!
CurtirCurtir
#51 por Joao Bolognesi em 7 de dezembro de 2017 - 12:29
Suzane,
subentende-se a expressão “à moda de”, “à maneira de”:
O piloto corria à (moda de) Ayrton Senna.
Bons estudos e boa sorte!
CurtirCurtir
#52 por Carol rocha em 10 de fevereiro de 2019 - 19:46
Professor, fazendo os exercícios da Revisão de Crase, fiquei com algumas dúvidas:
****23. (CESPE) “O que a gente percebe é que as donas de casa da classe C são menos suscetíveis a promoções por quantidade,” Se a opção do texto fosse empregar a palavra “promoções” de forma determinada, o uso do artigo obrigaria ao emprego do sinal indicativo de crase para se obter “à”.
O que quer dizer “forma determinada”?
*****70. (CESPE) Quanto ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a opção incorreta.
a) Carter acusa Israel de criar empecilhos à consecução da paz.
b) Presidente sírio pede ajuda do Parlamento para vencer à corrupção.
c) PDC chileno exige fim dos obstáculos à democratização.
d) Itália pede à Alemanha extradição de nazistas.
e) Poço na bacia de Campos leva Petrobrás à maior jazida já descoberta.
Por qual razão, as alternativas “D” e “E” estão corretas ?
****80. (CESPE) Julgue os itens a seguir quanto ao emprego do acento grave nas frases neles apresentadas.
I- Acostumado à vida parlamentar, o senador resistiu à reação desproporcional pretendida pela bancada oposicionista.
II- A rotina, à qual o ator aderira em 2001, era igual à de sua parceira de novelas.
III- Inúmeros países, à partir daí, não criaram obstáculos à paz.
IV- A globalização financeira, associada à melhores instituições e à estabilidade macroeconômica, contribuiu para elevar a taxa de investimento do Brasil. Estão certos apenas os itens
a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.
Por que o item II está correto?
Obrigada Professor !
CurtirCurtir
#53 por Joao Bolognesi em 10 de fevereiro de 2019 - 21:26
Carol,
acompanhe as respostas:
23. A banca fala sobre determinação por meio do uso de artigo, mas na questão aparece apenas um “à”, o que tornaria a frase errada, já que a palavra a ser determinada (“promoções”)está no plural.
A banca, ao propor a determinação, deveria trazer “suscetíveis às promoções”, ou seja, com artigo definido no plural. A banca falou, mas não cumpriu: alternativa errada.
70. d) “pedir” rege preposição A; “Alemanha” se usa com artigo.
Uma forma de conferência é “pede para a Alemanha” = “pede à Alemanha”
e) “levar” rege preposição A; “maior jazida” vem com artigo.
Uma forma de conferência é “leva Petrobrás para a maior jazida” = “leva Petrobrás à maior jazida”
80. Há a palavra “rotina” implícita.
“A rotina … era igual à [rotina] de sua parceira de novelas.”
Uma forma de conferir é a troca por sinônimo masculino, em que AO = À:
A rotina, à qual o ator aderira em 2001, era igual à de sua parceira de novelas.
O trabalho, ao qual o ator aderira em 2001, era igual ao de sua parceira de novelas.
Bons estudos e boa sorte!
CurtirCurtir